Palestra: Compliance, Ética e Responsabilidade Social

26 de Junho de 2018 - Noite

A noite de terça-feira (26) foi de muito conhecimento para empresários que participaram do 1º Ciclo de Palestras sobre Inovação Social promovido pela Diretoria de Indústria e Agronegócio da ACIOC. O evento teve a parceria com a FACISC por meio do Programa All Invest 5.0 e da Specht Produtos Alimentícios que disponibilizou o coffee-break para os convidados.

A primeira palestra do Ciclo foi feita por Adelita Adiers, coordenadora de projetos especiais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Em sua apresentação, Adelita apresentou aos convidados aspectos relacionados a Sustentabilidade e Compliance. “O termo Compliance significa estar em conformidade, seguir regras, propósitos de uma organização. Ele promove a conexão entre as questões legais E a postura da empresa e dos cidadãos que fazem parte da organização, trazendo reflexões sobre as condutas necessárias para serem aplicadas com o objetivo de o negócio ser mais sustentável, ético e íntegro”, explicou.

Sobre a aplicação nas empresas, Adelita afirmou. “É um caminho sem volta e os negócios que se antecipam na adoção de programas efetivos de compliance geram valor a sua marca, posicionam-se no mercado e lideram pelo exemplo. É fundamental trazer as discussões sobre o tema para o âmbito dos negócios. Atualmente, diversos órgãos públicos já estão exigindo o Compliance em seus processos de contratação. Por esse motivo, se a empresa não estiver de acordo poderá perder espaço no mercado”, disse.

“Aspectos legais do Compliance – Relação das empresas com o Poder Público”

Na sequência, o Dr. Matheus Matiello, do escritório Stechinski e Matiello Advogados, localizado no município de Concórdia/SC, abordou a relação das empresas com o Poder Público.

Matheus afirmou a importância da prática do Compliance para o futuro das empresas. “Entendo que a prática do Compliance nas empresas é fundamental para a sustentabilidade do negócio. A aplicação desta ferramenta, além de não possuir um alto valor de investimento, permite que a empresa realize negócios duradouros com todas as partes interessadas, entre as quais, o Poder Público que passa por uma constante evolução em todos os seus processos”, disse.

Ao final da palestra, o Dr. Felipe Stechinski, assessor jurídico da Prefeitura de Concórdia também participou do Ciclo de Palestras respondendo a questionamentos dos participantes.

ACIOC avalia positivamente a realização do evento

O presidente da ACIOC, Eduardo Freiberger, parabenizou a organização e reforçou a importância do Ciclo de Palestras para o futuro das empresas. “Quero agradecer a nossa diretora Sandra pela dedicação e empenho na organização, aos nossos palestrantes pelas belíssimas apresentações, aos empresários que participaram do nosso encontro e a Specht Produtos Alimentícios pela parceria no Coffee Break. Reforço que a realização de eventos como este fortalecem o associativismo e cumprem com a nossa missão que é de representar a classe empresarial promovendo o desenvolvimento sustentável do meio-oeste catarinense”, concluiu.

A ação teve apoio da União Europeia, por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), Santa Cruz, Bolívia, o Al Invest que busca promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.