A sobrevivência de uma organização no mercado está diretamente ligada à estratégia por ela adotada. Como uma empresa se posiciona e se defende de ameaças é o que garante sua competitividade. O planejamento estratégico é um processo gerencial que, se bem feito, impulsiona o desenvolvimento da organização e garante sua longevidade.
É por meio dele que as organizações determinam sua visão e como alcançar sua missão. Formulação e implementação da estratégia são processos contínuos e integrados, que organizam sistematicamente as atividades da organização e sua tomada de decisões, como, por exemplo, onde alocar seus recursos.
O processo do planejamento estratégico pode ser esquematizado em seis etapas. Confira cada uma delas abaixo.
Análise de cenários: nessa etapa, devem ser analisados todos os fatores que afetam a organização, sejam eles demográficos, econômicos, sociopolíticos, tecnológicos, entre outros.
Análise do ambiente interno: ativos intangíveis e competências essenciais: tem por objetivo identificar os pontos fortes e as oportunidades para melhoria. Aqui, são analisados fatores como recursos, necessidades, características, desempenho, vantagem competitiva, entre outros.
Definição das estratégias: quais possíveis estratégias a organização deve adotar para potencializar seus pontos fortes? Nessa etapa, é importante considerar os riscos empresariais e assegurar que o desenvolvimento sustentável esteja inserido na estratégia.
Definição do modelo de negócio: expressa a forma de atuac?a?o da organização. Compreende va?rias definic?o?es, como: produtos a serem fabricados, local de instalac?a?o das suas unidades, selec?a?o de mercado, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do nego?cio.
Definição de indicadores: metas e planos de ação: realizados de forma simultânea e interdependente, os indicadores vão mensurar o êxito do planejamento. As metas estabelecem padrões quantitativos para avaliar seu sucesso e o plano de ação.
Monitoramento das estratégias: é o acompanhamento do status dos projetos que compõem os planos de ação necessários à implementação das estratégias.
Fonte: FNQ