Para a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), gestão é gestão, independente do tamanho e tipo de negócio da organização. As premissas da gesta?o sa?o as mesmas tanto para MPE quanto para empresas de maior porte. Da mesma forma, o Modelo de Excele?ncia da Gesta?o® (MEG), da FNQ, pode ser aplicado e adequado a?s necessidades de qualquer empresa que deseja aprimorar seus processos de gesta?o em busca da qualidade e de melhores resultados.
“Na verdade, o conceito ba?sico de gesta?o em ambas e? sempre o mesmo”, explica Luiz Malta, coordenador de projetos da FNQ. Uma organizac?a?o, seja pequena, média ou de maior porte, precisa ter missa?o e valores enraizados em sua cultura, deve determinar processos e segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades.
O coordenador de projetos lembra que a diferenc?a esta? apenas na demanda por processos, ja? que, quanto maior a empresa, mais questo?es precisam ser consideradas na tomada de decisa?o.
Planejamento e gestão
“Percebemos que as vencedoras do Pre?mio MPE Brasil, por exemplo, sa?o aquelas que normalmente tiveram um cuidado maior ao planejar seu nego?cio, desde o nascimento ate? o seu desenvolvimento”, ressalta. “E? fundamental ter um planejamento estrate?gico e revisa?-lo ano a ano. Na?o adianta fazer e deixar na gaveta. Isso na?o contribui para o crescimento da empresa”, complementa Luiz.
Da mesma forma, a avaliac?a?o dos resultados e? essencial para assegurar o sucesso de uma organizac?a?o e para identificar se seus objetivos e metas esta?o sendo cumpridos. Essa ana?lise e? de responsabilidade da liderança e deve ser feita sistematicamente, com a utilizac?a?o de informac?o?es que demonstrem o desempenho da empresa em relac?a?o aos aspectos financeiros, da produc?a?o, das vendas, dos clientes, dos colaboradores e dos fornecedores. E isso vale para todos: pequenos, médios e grandes.
No entanto, selecionamos quatro pontos de atenc?a?o da gesta?o das MPE. Confira:
Compartilhe informac?o?es com os colaboradores
O compartilhamento de informac?o?es com os colaboradores, tais como metas, objetivos, estrate?gias e resultados, tem como objetivo desenvolver um sentimento coletivo de pertencer a um grupo de pessoas que perseguem os mesmos ideais e objetivos, potencializando a contribuic?a?o de cada um dentro da organizac?a?o.
Quando todos os colaboradores entendem quais sa?o os objetivos da empresa e acompanham os resultados obtidos rumo ao seu cumprimento, a produtividade, o comprometimento e o envolvimento dos colaboradores aumentam significativamente.
Estabelec?a os indicadores e as metas relacionados a? sua estrate?gia
Para cada estrate?gia e? necessa?rio estabelecer um indicador que permitira?, por meio de avaliac?o?es quantitativas, o acompanhamento da sua implementac?a?o e do seu alcance. As metas definidas para cada ferramenta de gesta?o permitem estabelecer ni?veis de resultados esperados e necessa?rios para o bom desempenho da organizac?a?o e para o acompanhamento da implementac?a?o das estrate?gias.
Divulgue os seus produtos
A divulgac?a?o dos produtos tem a finalidade de despertar o interesse dos clientes potenciais e atuais pelos produtos e servic?os da empresa. A efetividade da divulgac?a?o e? alcanc?ada quando a selec?a?o dos meios de comunicac?a?o leva em considerac?a?o as particularidades de cada um dos grupos de clientes de nidos pela empresa.
Avalie a satisfac?a?o dos seus clientes
A avaliac?a?o da satisfac?a?o dos clientes tem por objetivo mensurar sua percepc?a?o sobre a organizac?a?o e seus produtos, ale?m de identificar oportunidades para melhoria. A ana?lise dos resultados e a tomada de ac?o?es proporcionara?o o aumento da satisfac?a?o dos clientes e consequente fidelizac?a?o.
Fonte: FNQ